O que precisa saber sobre o coronavírus

E o que pode fazer para ajudar a manter a segurança

23 de março de 2020   
Este artigo foi atualizado pela última vez em 6 de abril de 2020. 

Um novo coronavírus - chamado COVID-19 - atingiu níveis de pandemia em todo o mundo, mudando as vidas de todos. Como este é um vírus novo, ninguém tem imunidade, e está se espalhando rapidamente. Embora alguns não apresentam sintomas, outros apresentam sintomas, que podem incluir febre, tosse e dores musculares. Infelizmente, a doença pode também evoluir para pneumonia e problemas respiratórios graves, levando à morte de algumas pessoas. Embora os sintomas graves são mais prováveis em indivíduos mais idosos e com condições crônicas, os mais jovens estão também experimentando sintomas significativos.

Em 14 de março de 2020, o Presidente Trump declarou uma emergência nacional para liberar recursos federais para combater o coronavírus nos Estados Unidos. Os Estados individuais também estão a responder por meio de seus departamentos de saúde e iniciativas, como o fechamento de escolas, para retardar a propagação da doença e proteger a saúde da comunidade.

Há um teste que pode diagnosticar esta causa específica da doença, mas suprimentos limitados significam que o teste é reservado para aqueles com maior probabilidade de contrair o coronavírus - indivíduos com exposições conhecidas ou sintomas específicos. A capacidade de teste está a aumentar, mas todos são aconselhados a LIGAR para um médico, centro de atendimento de urgência local ou sala de emergência antes de fazer o teste. É importante seguir os protocolos sobre onde ir, quais portas usar e quais precauções tomar. 

A capacidade de teste está a aumentar, mas todos são aconselhados a LIGAR para um médico, centro de atendimento de urgência local ou sala de emergência antes de fazer o teste. 

Pode também ligar para o departamento estadual de saúde para mais informações:

  • Departamento de Saúde de Massachusetts - linha direta de informações e encaminhamento 2-1-1
  • Departamento de Saúde de Rhode Island - 401-222-8022
    (ou 2-1-1 após o horário de expediente)

O teste do coronavírus é coberto sem nenhum custo para si, portanto, não deixe que isto seja um problema.

O que pode fazer para ajudar a manter a segurança?

  • Fique em casa o máximo possível. 
  • Evite grandes grupos e mantenha o distanciamento social.
  • Lave as mãos com frequência e evite tocar seu rosto.
  • Tussa ou espirre na manga.
  • Todo mundo precisa manter todo mundo seguro. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA recomendam o uso de máscaras faciais não médicas e à base de tecido em alguns ambientes públicos. As máscaras cirúrgicas são reservadas aos profissionais de saúde.
  • Continue a manter hábitos saudáveis, mesmo com a mudança de vida. Tome seus medicamentos regularmente, coma de forma saudável, durma o suficiente e faça caminhadas.
  • Ajude uns aos outros, mantendo-se conectado através de telefonemas, mensagens de texto, correio eletrônico, redes sociais e outros meios. Contate familiares, amigos e vizinhos que podem morar sozinhos.​

O que deve fazer se estiver doente?

  • Se tiver febre ou sintomas semelhantes aos da gripe, ligue para o seu médico antes de ir a uma unidade de saúde.
  • Muitos médicos oferecem serviços de telehealth (telessaúde). Pergunte ao seu médico de atendimento primário se oferece esses serviços. Todos os custos diretos das consultas de telehealth aos médicos da rede relacionados ao coronavírus serão isentados até segundo aviso. Isto inclui também consultas por telefone. A telehealth permite que os afiliados façam consultas sobre sintomas ou tratamento para o coronavírus, a fim de reduzir a necessidade de ir a consultórios médicos onde o risco de exposição ao coronavírus pode ser maior. Isto se aplica também a afiliados de nossos grupos autofinanciados que não optaram pela recusa.
  • Ademais, até segundo aviso, os afiliados que acederem aos serviços de atendimento primário ou de saúde comportamental dos médicos da rede do Tufts Health Plan via telehealth (não relacionados ao coronavírus) não terão participação nos custos.1
  • Os afiliados do Tufts Health Plan Commercial (não incluindo o Direct) podem também utilizar nossa solução de telehealth da Teladoc. Com a telehealth da Teladoc, os afiliados podem aceder a médicos certificados nos EUA para atender a necessidades e diagnósticos médicos gerais de qualquer lugar do mundo e com US$ 0 de copagamento para planos emitidos ou renovados em 2020. Os afiliados podem contatar um médico da Teladoc 24/7, se estiverem preocupados com seus sintomas ou tiverem dúvidas sobre o coronavírus. Até segundo aviso, não haverá custo deste serviço para nossos afiliados, incluindo afiliados de grupos autofinanciados que escolheram esse benefício e não optaram pela recusa das modificações na participação nos custos.1

Onde posso saber mais?

Pode ligar para o número de telefone dos Serviços para Afiliados no seu cartão de identificação para obter ajuda com dúvidas sobre como aceder aos serviços de saúde. Ou ligue para nossa Linha de Enfermagem 24 horas em 866.201.7919 com dúvidas clínicas.

Para obter mais informações sobre o coronavírus, visite os sítios seguintes:

  1. Afiliados de planos de saúde com franquia alta podem ser cobrados uma franquia posteriormente, se a visita não estiver relacionada ao Covid-19.

HELPFUL RESOURCES

FOR OUR MEMBERS

Links to help you find the information you need.

Learn More